CFFB MINAS GERAIS LANÇA 4º SUBSÍDIO DE FORMAÇÃO FRANCISCANA EM PARCEIRA COM REGIONAL PIAUÍ

CFFB Mina sGerais lança 4º subsídio de formação franciscana em parceria com CFFB Piauí
"4º Subsídio de Formação Franciscana"

Hoje, 17 de setembro, os franciscanos e franciscanas do mundo inteiro celebram a Impressão das Chagas de São Francisco de Assis. Como forma de marcar esta data do calendário franciscano, a Conferência da Família Franciscana do Regional Minas Gerais lançou o seu 4º subsídio de Formação Franciscana que traz como tema "Viver deixa Marcas: Os Povos, Pedro e As Chagas de São Francisco".

Nesta edição, o material que foi elaborado pelo irmão Washington Lima (JUFRA/OFS), foi construído em parceria com o Regional Piauí através da revisão do irmão Fabrício César (OFS/SINFRAJUPE). Para fazer download, clique aqui.

Através das reflexões propostas, o material traz uma perspectiva atemporal a ser trabalhada nas fraternidades locais, como explica Washington Lima. "Esse subsídio não se restringe a um recorte histórico que por vezes fica repetitivo nas fraternidades, mas ele traz algo do nosso século e do nosso ano 2020 que é uma comparação e ao mesmo tempo um bojo de significados sobre 'chagas' enquanto marcas. Trazemos essa comparação na trajetória de Pedro Casaldáliga, um bispo que teve uma vida toda marcada e também nos povos que são marcados por escolhas e por caminhos coletivos". 

 

Dom Pedro Casaldáliga (Foto: Divulgação/Vermelho.org.br)

"A minha expectativa a respeito desse subsídio pode ser resumida em três pontos: primeiramente na possibilidade de uma perspectiva de estudo individual e coletivo. Depois, em uma atualização, não só do ponto de vista histórico, mas uma atualização da temática tão pedida, tão solicitada por vários filósofos e teólogos. E a terceira, a transformação: uma perspectiva de olhar e de estudo sobre os assuntos, nos distanciando, ou, pelo menos nos colocando em um novo tempo que exige atualização e que exige que estejamos mais próximos daquilo que acreditamos." pontua Washington.

Para Fabrício, revisor de todo o conteúdo, o documento é uma ferramenta de reflexão e provocação. "Para mim, esse subsídio é um instrumento de extrema importância para fomentar principalmente essa reflexão atual. Que nós possamos perceber que o Evangelho deve ser vivido e deve ser refletido a partir de nossas realidades, a partir da luta de um povo que sofre que carrega chagas, que carrega dores e que nós, enquanto franciscanos, não podemos cruzar os braços diante dessas situações.", pontua.

"Algo muito interessante na construção desse material é que é a construção da CFFB de Minas Gerais e a CFFB do Piauí propagando e partilhando esse pão de vida que é esse subsídio. Isso mostra o quão missionário é o nosso fazer, o nosso serviço. Independente de fronteiras. Mesmo estando em Minas e no Piauí nós, somando, conseguimos construir um instrumento tão bonito e tão atual.", comenta Fabrício. 

 Para fazer download do material, clique aqui


por Letícia Florêncio
Jornalista | Comunicadora da Família Franciscana - Regional Piauí


CFFB Piauí

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. Logo logo vou realizar a leitura do material.
    Salustiano (JUFRA/OFS) - CFFB Piauí
    Paz e Bem

    ResponderExcluir